Dados de Mercado
O Estado do Marketing no Brasil
Segundo dados da pesquisa “O Estado do Marketing no Brasil” da Hubspot 52.47% dos profissionais de marketing brasileiros já estão usando Inteligência Artificial (IA) em alguns de seus esforços de marketing, enquanto 29% já integraram em todas as iniciativas da área de marketing. Apenas 2% dos respondentes ainda não usam nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) em marketing.
96% dos profissionais de marketing brasileiros planejam utilizar Inteligência Artificial e Automação em suas iniciativas de marketing em 2025 e 72.34% deles veem a Inteligência Artificial (IA) trabalhando em conjunto com os profissionais de marketing, ajudando-os a executar a maioria de suas tarefas.
As principais preocupações com o uso da Inteligência Artificial (IA)
O uso de Inteligência Artificial (IA) tem sido positivo para os nossos negócios. No entanto, as principais preocupações ao integrar a IA no dia a dia incluem a possibilidade de nos tornarmos dependentes da ferramenta e ter nosso trabalho substituído (22,8%), além dos custos e dificuldades em integração (20,2%) e questões relacionadas à privacidade e segurança de dados (17.9%)
O futuro está aqui
56,62% dos profissionais de marketing respondentes apontam o investimento em novas tecnologias como fundamental para suas equipes obterem mais sucesso no futuro. 37% acreditam que aumentar a adoção de mecanismos, como automação e inteligência artificial é o caminho para o sucesso.
O uso de Inteligência Artificial (IA) tem sido positivo
Entre os profissionais de marketing brasileiros que usam IA no dia a dia, 58,83% afirmam estar muito satisfeitos, destacando que a ferramenta é inovadora para o marketing e que aumentará significativamente a produtividade, eficiência e receita. Por outro lado, 31% acreditam que a Inteligência Artificial (IA) pode ser útil em certas áreas do marketing, mas ainda possui limitações.
Uso de Inteligência Artificial (IA) em Marketing e Vendas
A pesquisa realizada pela RD Station, com o apoio da Totvs, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, entrevistou mais de três mil profissionais de marketing e vendas para entender o uso da IA nesses setores.
Os resultados mostram que 55% dos profissionais de marketing já utilizam a IA em suas atividades diárias, principalmente para criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas.
Por outro lado, 66% das equipes de vendas ainda não adotaram a IA em suas rotinas, apesar das vantagens que ela pode trazer para aumentar a produtividade e otimizar processos.
As empresas B2B estão mais avançadas no uso da IA, com 63% de adesão no marketing e 41% em vendas, enquanto as empresas B2C estão atrás, com 47% no marketing e 26% nas vendas. As agências de marketing lideram o uso da IA, tanto em marketing (71%) quanto em vendas (67%). A pesquisa destaca que a IA já está consolidada como uma ferramenta essencial, ajudando a escalar operações e a melhorar a eficiência. A tendência é que o uso da Inteligência Artificial (IA) continue a crescer, especialmente à medida que mais empresas descubram seu potencial.
Adoção da Inteligência Artificial (IA) Generativa
Impulsionada pela transformação digital, a IA tem avançado rapidamente. Um exemplo claro deste crescimento pode ser observado na pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey. Segundo o estudo, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia, um aumento expressivo comparado aos 55% em 2023. Esses números evidenciam a aceleração na implementação da IA e o valor que ela gera aos negócios.
Inteligência Artificial (IA) na rotina do profissional de marketing
O State of Marketing Report 2024, elaborado pela HubSpot, Litmus, Rock Content & Search Engine Journal, traz dados, tendências e insights sobre o mundo do marketing em 2024, incluindo informações sobre o uso de IA.
Para começar, o relatório aponta que os profissionais de marketing são mais propensos a utilizar a IA para encontrar ideias, reaproveitar conteúdo, criar textos para redes sociais, e-mails, blogs e gerar imagens. Esse tipo de comportamento ajuda nas tarefas e, deixando o tempo para outras atividades.
- Dentro desse contexto, o estudo também destaca a economia de aproximadamente 2,5 horas por dia usando ferramentas de IA. Além disso, 56% dos que usam IA Generativa para criação de conteúdo afirmam que ela é mais eficaz do que métodos tradicionais. Veja como os profissionais da área estão utilizando essa tecnologia para otimizar tempo: 6% para escrever conteúdo
- 18% para criar um esboço do conteúdo
- 45% para ideias e inspiração
- 31% para criar esboços
O relatório confirma isso ao mostrar que 77% dos profissionais de marketing acreditam que a Inteligência Artificial (IA) os ajudou a criar conteúdo mais personalizado, combinando a criatividade humana com ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
“Isso está alinhado com a tendência predominante observada em plataformas como o WriterAccess — um modelo integrado com ferramentas de IA. Eles utilizam Inteligência Artificial (IA) para a criação inicial de conteúdo e redatores humanos para refinamento, fact-checking e adesão ao tom e voz da marca”, destaca o State of Marketing Report 2024.
Marketing Trends 2024
A IA estará ainda mais presente no marketing digital? A resposta é um sonoro “sim”. Esta é a primeira conclusão do levantamento “Marketing Trends 2024“, feito pela Kantar, empresa de pesquisas em marketing. O estudo, baseado em dados coletados entre as marcas clientes da empresa, trouxe dez tendências para a área em âmbito global.
Segundo a pesquisa, 67% dos profissionais de marketing veem com bons olhos as oportunidades oferecidas pela Inteligência Artificial (IA). As agências, por sua vez, têm explorado a IA generativa, principalmente, na criação de conceitos visuais e no desenvolvimento de narrativas.
Outra tendência identificada pela Kantar é a conexão das marcas com seus clientes por meio da cultura e da identificação com valores pessoais dos consumidores.
Os pesquisadores da Kantar, ainda, observam que o otimismo dos profissionais de marketing em relação à Inteligência Artificial (IA) indica a adoção da tecnologia em seu dia a dia. Atualmente, a IA já está sendo amplamente utilizada em diversas atividades, como a criação de anúncios, publicações e até imagens, especialmente no setor de estética, onde existem limitações e restrições éticas que precisam ser consideradas.
Cargos/Áreas mais afetados pela Inteligência Artificial (IA)
Com a IA, corro o risco de perder o meu emprego? Calma! Não se apavore. Algumas atividades supostamente se transformarão e outras serão criadas. Uma coisa é certas duas análises que convergem um ponto em comum: as profissões e as atividades que serão mais afetadas.
O Fórum Econômico Mundial analisou o mercado de trabalho atual e descobriu que a Inteligência Artificial (IA) provavelmente mudará muitos papéis existentes, em vez de simplesmente substituir os humanos.
- Funções com maior potencial de automação: balconistas, analistas, operadores de telemarketing e caixas. Isso não significa necessariamente perda de emprego!
- Profissões de saúde e serviços pessoais: menor exposição à automação.
- Funções com potencial de crescimento: especialistas em IA, analistas e cientistas de dados, engenheiro de prompts.
- Novas funções criadas pelo avanço da Inteligência Artificial (IA): engenheiro de automação inteligente, engenheiro de IA, monitores de ética e curadores de dados.
- Previsão de 23% dos empregos mudarem em 5 anos:
Ao entender o impacto da Inteligência Artificial (IA) em trabalhos e tarefas específicas, podemos nos requalificar e aprimorar nossas habilidades.
O gráfico produzido pela McKinsey apresenta uma visão clara sobre a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em diferentes setores dentro das organizações. Os dados mostram que áreas como marketing e vendas, desenvolvimento de produtos e operações de serviços são as que mais utilizam essa tecnologia de forma regular. Esse panorama evidencia como a GenAI está se tornando uma ferramenta estratégica, mas sua aplicação ainda varia significativamente entre diferentes funções organizacionais.