ASSOCIE-SE
Mercado

Mercado

Dados de Mercado

O Estado do Marketing no Brasil

Segundo dados da pesquisa “O Estado do Marketing no Brasil” da Hubspot 52.47% dos profissionais de marketing brasileiros já estão usando Inteligência Artificial (IA) em alguns de seus esforços de marketing, enquanto 29% já integraram em todas as iniciativas da área de marketing.  Apenas 2% dos respondentes ainda não usam nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) em marketing.

96% dos profissionais de marketing brasileiros planejam utilizar Inteligência Artificial e Automação em suas iniciativas de marketing em 2025 e 72.34% deles veem a Inteligência Artificial (IA) trabalhando em conjunto com os profissionais de marketing, ajudando-os a executar a maioria de suas tarefas.

As principais preocupações com o uso da Inteligência Artificial (IA)

O uso de Inteligência Artificial (IA) tem sido positivo para os nossos negócios. No entanto, as principais preocupações ao integrar a IA no dia a dia incluem a possibilidade de nos tornarmos dependentes da ferramenta e ter nosso trabalho substituído (22,8%), além dos custos e dificuldades em integração (20,2%) e questões relacionadas à privacidade e segurança de dados (17.9%)

O futuro está aqui

56,62% dos profissionais de marketing respondentes apontam o investimento em novas tecnologias como fundamental para suas equipes obterem mais sucesso no futuro. 37% acreditam que aumentar a adoção de mecanismos, como automação e inteligência artificial é o caminho para o sucesso.

O uso de Inteligência Artificial (IA) tem sido positivo

Entre os profissionais de marketing brasileiros que usam IA no dia a dia, 58,83% afirmam estar muito satisfeitos, destacando que a ferramenta é inovadora para o marketing e que aumentará significativamente a produtividade, eficiência e receita. Por outro lado, 31% acreditam que a Inteligência Artificial (IA) pode ser útil em certas áreas do marketing, mas ainda possui limitações.

Uso de Inteligência Artificial (IA) em Marketing e Vendas

A pesquisa realizada pela RD Station, com o apoio da Totvs, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, entrevistou mais de três mil profissionais de marketing e vendas para entender o uso da IA nesses setores. 

Os resultados mostram que 55% dos profissionais de marketing já utilizam a IA em suas atividades diárias, principalmente para criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas. 

Por outro lado, 66% das equipes de vendas ainda não adotaram a  IA em suas rotinas, apesar das vantagens que ela pode trazer para aumentar a produtividade e otimizar processos.

As empresas B2B estão mais avançadas no uso da IA, com 63% de adesão no marketing e 41% em vendas, enquanto as empresas B2C estão atrás, com 47% no marketing e 26% nas vendas. As agências de marketing lideram o uso da IA, tanto em marketing (71%) quanto em vendas (67%). A pesquisa destaca que a IA  já está consolidada como uma ferramenta essencial, ajudando a escalar operações e a melhorar a eficiência. A tendência é que o uso da Inteligência Artificial (IA) continue a crescer, especialmente à medida que mais empresas descubram seu potencial.

Adoção da Inteligência Artificial (IA) Generativa

Impulsionada pela transformação digital, a IA tem avançado rapidamente. Um exemplo claro deste crescimento pode ser observado na pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey. Segundo o estudo, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia, um aumento expressivo comparado aos 55% em 2023. Esses números evidenciam a aceleração na implementação da IA e o valor que ela gera aos negócios.

Inteligência Artificial (IA) na rotina do profissional de marketing

State of Marketing Report 2024, elaborado pela HubSpot, Litmus, Rock Content & Search Engine Journal, traz dados, tendências e insights sobre o mundo do marketing em 2024, incluindo informações sobre o uso de IA. 

Para começar, o relatório aponta que os profissionais de marketing são mais propensos a utilizar a IA para encontrar ideias, reaproveitar conteúdo, criar textos para redes sociais, e-mails, blogs e gerar imagens. Esse tipo de comportamento ajuda nas tarefas e, deixando o tempo para outras atividades.

  • Dentro desse contexto, o estudo também destaca a economia de aproximadamente 2,5 horas por dia usando ferramentas de IA. Além disso, 56% dos que usam IA Generativa para criação de conteúdo afirmam que ela é mais eficaz do que métodos tradicionais. Veja como os profissionais da área estão utilizando essa tecnologia para otimizar tempo: 6% para escrever conteúdo

  • 18% para criar um esboço do conteúdo

  • 45% para ideias e inspiração

  • 31% para criar esboços

relatório confirma isso ao mostrar que 77% dos profissionais de marketing acreditam que a Inteligência Artificial (IA) os ajudou a criar conteúdo mais personalizado, combinando a criatividade humana com ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

“Isso está alinhado com a tendência predominante observada em plataformas como o WriterAccess — um modelo integrado com ferramentas de IA. Eles utilizam  Inteligência Artificial (IA) para a criação inicial de conteúdo e redatores humanos para refinamento, fact-checking e adesão ao tom e voz da marca”, destaca o State of Marketing Report 2024.

Marketing Trends 2024

A IA estará ainda mais presente no marketing digital? A resposta é um sonoro “sim”. Esta é a primeira conclusão do levantamento “Marketing Trends 2024“, feito pela Kantar, empresa de pesquisas em marketing. O estudo, baseado em dados coletados entre as marcas clientes da empresa, trouxe dez tendências para a área em âmbito global.

Segundo a pesquisa, 67% dos profissionais de marketing veem com bons olhos as oportunidades oferecidas pela Inteligência Artificial (IA). As agências, por sua vez, têm explorado a IA generativa, principalmente, na criação de conceitos visuais e no desenvolvimento de narrativas.

Outra tendência identificada pela Kantar é a conexão das marcas com seus clientes por meio da cultura e da identificação com valores pessoais dos consumidores. 

Os pesquisadores da Kantar, ainda, observam que o otimismo dos profissionais de marketing em relação à Inteligência Artificial (IA) indica a adoção da tecnologia em seu dia a dia. Atualmente, a IA já está sendo amplamente utilizada em diversas atividades, como a criação de anúncios, publicações e até imagens, especialmente no setor de estética, onde existem limitações e restrições éticas que precisam ser consideradas.

Cargos/Áreas mais afetados pela Inteligência Artificial (IA)

Com a IA, corro o risco de perder o meu emprego? Calma! Não se apavore. Algumas atividades supostamente se transformarão e outras serão criadas. Uma coisa é certas duas análises que convergem um ponto em comum: as profissões e as atividades que serão mais afetadas.  

O Fórum Econômico Mundial analisou o mercado de trabalho atual e descobriu que a Inteligência Artificial (IA) provavelmente mudará muitos papéis existentes, em vez de simplesmente substituir os humanos.

  1. Funções com maior potencial de automação: balconistas, analistas, operadores de telemarketing e caixas. Isso não significa necessariamente perda de emprego!
  2. Profissões de saúde e serviços pessoais: menor exposição à automação.
  3. Funções com potencial de crescimento: especialistas em IA, analistas e cientistas de dados, engenheiro de prompts.
  4. Novas funções criadas pelo avanço da Inteligência Artificial (IA): engenheiro de automação inteligente, engenheiro de IA, monitores de ética e curadores de dados.
  5. Previsão de 23% dos empregos mudarem em 5 anos:
    Ao entender o impacto da Inteligência Artificial (IA) em trabalhos e tarefas específicas, podemos nos requalificar e aprimorar nossas habilidades.

 

O gráfico produzido pela McKinsey apresenta uma visão clara sobre a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em diferentes setores dentro das organizações. Os dados mostram que áreas como marketing e vendas, desenvolvimento de produtos e operações de serviços são as que mais utilizam essa tecnologia de forma regular. Esse panorama evidencia como a GenAI está se tornando uma ferramenta estratégica, mas sua aplicação ainda varia significativamente entre diferentes funções organizacionais.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Tripé Criação Área Local
Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do GuIA Abradi respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar nos nossos sites. 

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos isso por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

Apenas retemos informações pelo tempo necessário. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações pessoais publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei, ou decisão judicial que as solicite.

Os nossos sites podem ter links para sites que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade, sendo de sua responsabilidade as informações lançadas nestes, referentes aos seus dados. 

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco, e  solicite tais informações ao nosso encarregado de dados. (encarregado de dados) 

Política de Cookies GuIA Abradi

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, nossos sites usam cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode afetar a funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a instalação de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

  • Cookies relacionados à conta

    Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

  • Cookies relacionados ao login

    Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.

  • Cookies relacionados a boletins por e-mail

    Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Pedidos processando cookies relacionados

    Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.

  • Cookies relacionados a pesquisas

    Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

  • Cookies relacionados a formulários

    Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

  • Cookies de preferências do site

    Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

  • Este site usa o Google Analytics e RDStation, que são soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

Para mais informações sobre cookies do RDStation, consulte a página oficial do RDStation.

  • As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.
  • É importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão para fazer previsões de negócios. 
  • O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você.
    Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense.
  • Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra.

Modificações

O GuIA Abradi pode revisar esta Política de Privacidade do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar nossos sites, você concorda em ficar vinculado à versão atual.