eg!creative – Tangibilizando ideias
Desafio
Tangibilizar ideias de embalagens para produtos private label
Empresas de produtos private label enfrentavam o desafio de transformar conceitos criativos e abstratos em designs físicos e funcionais que se conectassem com a marca e seus públicos-alvo. Esses foram superados por meio de protótipos, pesquisas de mercado e testes de conceito, permitindo ajustes contínuos até que a ideia inicial da embalagem se tornasse algo real, atraente e funcional para o consumidor.
Mas, afinal, como saber se a embalagem de um produto de marca própria estava homologada com a identidade da marca, apresentava funcionalidade e estética, tinha previsões de produção e comunicava claramente o produto?
Um desafio que muitas empresas enfrentam, não é mesmo? Talvez, você mesmo que esteja lendo este case agora. Isso porque não é nada fácil poder tangibilizar ideias de embalagens para produtos private label, tão pouco transformar conceitos criativos e abstratos em designs físicos e funcionais que criem conexão com a marca e o público-alvo. O processo envolve diversas etapas complexas, incluindo:
1. Alinhamento com a identidade da marca: As embalagens precisam refletir a proposta de valor e a identidade visual da marca. Um desafio comum é garantir que o design da embalagem transmita de forma clara os atributos que diferenciam o produto private label dos concorrentes, como qualidade, sustentabilidade e acessibilidade.
2. Funcionalidade e estética: Uma embalagem bem-sucedida não é apenas visualmente atraente, mas também prática. O desafio está em equilibrar o design estético com requisitos funcionais, como proteção do produto, facilidade de uso e até transporte.
3. Viabilidade de produção: Ideias criativas de design podem ser limitadas pela viabilidade técnica de produção. Nesse sentido, o obstáculo está em adaptar essas ideias aos processos de fabricação em larga escala sem perder a essência do conceito inicial e, ainda, lidar com limitações de materiais, tecnologias de impressão e custos.
4. Sustentabilidade: Cada vez mais, os consumidores valorizam práticas sustentáveis. Portanto, criar embalagens que sejam ambientalmente amigáveis, sem comprometer o custo ou a estética, representa um desafio crítico.
5. Comunicação clara do produto: A embalagem deve não apenas atrair visualmente, mas também comunicar de forma eficaz as informações-chave do produto. Tornar essa ideia tangível envolve equilibrar o design criativo com uma comunicação clara e concisa, especialmente em produtos private label, que frequentemente concorrem com marcas já estabelecidas.
Solução
Esses desafios podem ser superados com protótipos, pesquisas de mercado e testes de conceito, permitindo ajustes contínuos até que a ideia abstrata da embalagem se torne algo real, atraente e funcional para o consumidor.
A partir do uso de uma inteligência artificial generativa, o o ChatGPT, integrado ao banco de dados da empresa líder em marcas próprias na América Latina, foi possível obter insights sobre o mercado de um determinado produto, prototipar e ter o produto real em mãos em poucos minutos.
Tecnologia
O uso da tecnologia teve como base node.js, next.js, react.js e OpenAI API.
Resultado
Um personagem virtual foi criado. Ele oferece insights, recebe os direcionais criativos de acordo com a marca, apresenta o resultado em tela em forma de mockup e transforma o produto em realidade por meio de uma impressora conectada
Além disso, vale destacar que a iniciativa foi apresentada durante a PL Connection, maior feira de produtos private label da América Latina, tornando-se o principal destaque do evento. Desde então, o número de adesões à plataforma aumentou cerca de 30%.