Desafio
Num país onde a maioria das farmácias é composta por negócios de pequeno porte ou redes regionais, a adoção de estratégias de marketing digital ainda enfrenta limitações. Isso se deve, em grande parte, à ausência de um planejamento recorrente e estruturado de marketing e vendas. O resultado? Uma desvantagem competitiva significativa.
Outro aspecto importante nesse cenário é a diversidade de perfis regionais, culturais e de sazonalidade de produtos, o que torna a customização uma tarefa extremamente desafiadora. Diante disso, seria possível que mais de 2.300 farmácias espalhadas pelo Brasil, cada uma com suas particularidades, conseguissem implementar práticas modernas de marketing digital com foco em automação, personalização e acessibilidade?
Vale destacar que o desafio não envolvia apenas questões tecnológicas, mas também uma mudança de mentalidade por parte dos empreendedores, que, muitas vezes, não investem em marketing estruturado, além de não possuir conhecimento prático, em vários casos, sobre o uso da inteligência artificial em seus negócios.
Solução
A solução aplicada foi a criação de agentes de inteligência artificial, que ficaram responsáveis por automatizar e personalizar toda a jornada de marketing digital das farmácias. Por meio de um robusto hub de integrações e dados, os agentes passaram a atuar na coleta de informações específicas de cada farmácia, assim das tendências de mercado atreladas a região, considerando fontes, como Meta, Google e do maior distribuir farmacêutico do setor.
Com essa estratégia, a Agenzia construiu um verdadeiro “time de agentes” para estruturar e organizar a base de conhecimento, fato que a t2ornou extremamente rica e customizada, atendendo a necessidade de cada farmácia.
A implantação do projeto contou com os seguintes processos:
- Agentes de IA para Pesquisa: Incorporação da inteligência artificial para analisar tendências, novidades, inovações, comportamentos do cliente e temas relevantes para o público-alvo de cada farmácia.
- Agentes de IA para Planejamento: Criação de um plano de conteúdo detalhado, baseado em dados, gerado automaticamente para alavancar os resultados do negócio, respeitando as particularidades de cada Ponto de Vendas (PDV) das farmácias.
- Agentes de IA para Criação de Copy: Geração de textos por meio de inteligência artificial alinhados ao tom de voz, linguagem e abordagem do perfil de cada farmácia, garantindo uma comunicação eficaz.
- Agentes de IA para Criação de Design: Criação de conteúdos visuais automatizados, respeitando a identidade visual de cada farmácia, incluindo, opções de customização para ajustes finos.
- Agentes de IA para Aprovação: Agora, os conteúdos são entregues em uma plataforma intuitiva, na qual as empresas podem revisar e aprovar os materiais com facilidade. Quando necessário, também podem realizar mudanças diretamente no editor integrado.
- Agentes de IA para Agendamento: Após a aprovação, os conteúdos são automaticamente agendados para publicação nas principais plataformas digitais, como Facebook, Google, Instagram e WhatsApp.
- Agentes de IA para Postagem: Uma vez agendado, o conteúdo é postado automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual.
- Agentes de IA para Relatórios: A solução também analisa os indicadores de engajamento de cada post, fornecendo insights sobre o desempenho e ajustando o planejamento de conteúdo para otimizar os resultados.
Painel de conteúdos de um empreendedor:
Painel de edições (caso o cliente queira fazer). Hoje, menos de 2% editam os conteúdos sugeridos, pois a inteligência artificial consegue adequar de forma automatizada as necessidades de cada farmácia.
Painel individual de análises para cada empresa:
Os Resultados:
Os resultados obtidos foram expressivos. Afinal, a solução personalizada para cerca de 2.300 farmácias gerou mais de 1 milhão de conteúdos distribuídos nas redes sociais e WhatsApp. Além disso, o impacto nas vendas e no engajamento foi claro:
- Redução de mais de 90% na taxa de cancelamento de pedidos.
- Triplicação do volume de vendas em apenas três meses.
- Ganho expressivo de produtividade. Com um custo estimado de R$ 500 a R$ 1.000 por mês para contratar freelancers para criação de conteúdo, a nossa solução economizou mais de R$ 2 milhões mensais para essas farmácias.
Dentro desse mesmo desafio, a Agenzia também identificou que, devido a necessidade de criação de muitas ações, campanhas e atividades de marketing, os times internos da indústria e desse grande parceiro de distribuição ficaram sobrecarregados.
A solução, então, foi disponibilizar agentes de inteligência artificial para automatizar diversas atividades e tarefas do dia a dia das áreas de marketing e vendas.
Para isso, foram criados 10 agentes de inteligência artificial com foco nas seguintes ações:
- Planejamento de campanhas de marketing (mote e manifesto)
- Detalhamento de campanhas com dezenas de entregáveis, peças para growth, régua de relacionamento, CRM, Vitrine, endomarketing etc.
- Push para régua de relacionamento
- Conteúdo para Blogs
- Entre outros.
Os resultados iniciais foram incríveis: